Pra quem esperava que o último grande álbum de 2010 fosse The Suburbs, do Arcade Fire, se surpreendeu com o terceiro disco solo do Ex-Gnarls Barkley (Crazy), Cee-lo Green. Lançado em novembro, o álbum mistura soul, pop e funk numa excelente salada musical, como pudemos ver no seu primeiro single, "Fuck You", lançado em Agosto. O disco presta homenagens aos grandes nomes do soul e funk, mas com novas roupagens, como no ritmo de "Bright Lights Bigger City" e na polifonia de "Scarlet Fever". A voz única de Cee-Lo deixa o álbum ainda melhor, com falsetos incríveis em algumas músicas, e uma voz grave marcante em outras.
O álbum começa com "The Lady Killer Theme", que serve de introdução para o disco e lembra o estilo de produção de Danger Mouse no Gnarls Barkley. Logo depois vem a primeira grande música, "Bright Lights Bigger City", com uma forte presença de um sintetizador oitentista na introdução (lembra muito a música também oitentista "11th Dimension", do vocalista do Strokes, Julian Casablancas) e ritmo alucinante, é o terceiro single do disco. O álbum segue com o seu maior sucesso, "Fuck You", com um refrão pegajoso e levada funk, que lembra o ritmo do Kool & The Gang nos anos 80, excelente música. "Wildflower" vem logo depois, é mais calma que a outras faixas, e com uma melodia incrível. Um clima etéreo permeia "Bodies", o que nos permite ouvir a grande levada soul que Cee-Lo consegue imprimir em suas músicas. "Love Gun" tem a participação especial da ex-participante do programa inglês "X-Factor", Lauren Bennett, que domina a música com seu vocal forte. "Satisfied" retoma o ritmo dançante das primeiras faixas, com vários metais no refrão e excelentes backing-vocals. Em "I Want You", com certeza uma das melhores músicas do disco, Cee-Lo canta primorosamente, desde o início calmo da faixa até o seu refrão explosivo. "Cry Baby" lembra "Wildflower" em alguns momentos, e possui ótimos vocais em seu refrão. "Fool For You" tem outra participação especial, Philip Bailey, um dos vocalistas da banda de funk e R&B "Earth, Wind and Fire", e mostra novamente o grande trunfo de Cee-Lo em conseguir uma forte levada soul em suas músicas. "It's Ok", o segundo single do álbum, se assemelha muito com "Fuck You", e lembra os clássicos da gravadora Motown. "Old Fashioned" e "No One's Gonna Love You" completam o álbum, que termina com a alucinante "The Lady Killer Theme (Outro)", que novamente lembra algumas músicas do Gnarls Barkley. Convém destacar que a versão do Itunes para o disco contém faixas bônus, destaque para a excelente "Scarlet Fever".
Com esse disco, Cee-Lo se consolida como o grande rei do soul atual, pois consegue mesclar vários estilos musicais e mesmo assim, fazer uma belíssima homenagem à era de ouro da música negra americana. Marvin Gaye e James Brown ficariam orgulhosos.
Tracklist:
01. The Lady Killer Theme (Intro)
02. Bright Lights Bigger City
03. Fuck You
04. Wildflower
05. Bodies
06. Love Gun Ft. Lauren Bennett
07. Satisfied
08. I Want You
09. Cry Baby
10. Fool For You Ft. Philip Bailey
11. It's OK
12. Old Fashioned
13. No One's Gonna Love You
14. The Lady Killer Theme (Outro)
Nota: 9/10
0 comentários:
Postar um comentário